Nosso Blog

5 razões que podem causar gengiva inchada

A gengiva é parte de uma estrutura que envolve e sustenta os dentes. Quando esse revestimento é saudável, geralmente tem cor rosada. Assim, ao sentir qualquer inchaço, a primeira coisa a observar deve ser a coloração da mucosa: ela tende a mudar de tom e se tornar avermelhada, sinalizando inflamação.

Gengivite não é a única causada da gengiva inchada. O inchaço na gengiva e dor constante na região podem ser caudados por vários motivos: doença gengival, irritação relacionada a comida ou bebida, cárie dentária, problemas na nutrição ou outras complicações bucais. A seguir, vamos apontar outras razões que também podem causar essa desordem. Continue sua leitura e confira.

5 razões que podem causar gengiva inchada

Aftas: Qualquer machucado ou feridinha na gengiva pode provocar dor e inchaço. Com as aftas não é tão diferente. É possível identificar essa lesão pela aparência. Possuem um aspecto esbranquiçado e as bordas vermelhas. Elas são tratáveis e não contagiosas.

Fumo: Que o cigarro faz mal para a saúde todo mundo já sabe. Só que o hábito também pode afetar o bem-estar da sua gengiva. Aqueles que usam produtos de tabaco estão muito mais propensos a desenvolver alguma doença na gengiva do que pessoas que não usam.

Higiene bucal incorreta: O acúmulo de placa bacteriana é a maior causa para o inchaço na gengiva. Esse excesso de bactérias é nada menos que o reflexo de uma má escovação. É preciso começar a escovar os dentes e usar fio dental, sem força, regularmente. Aplicar agressividade a este ritual também pode aumentar o tamanho da região.

Tratamento de quimioterapia: A quimioterapia é um dos tratamentos mais eficazes contra o câncer. Só que, como é agressivo, um dos muitos efeitos colaterais dessa terapia é dor, inchaço e sangramento nas gengivas. Também podem aparecer feridas e aftas dolorosas. É sempre bom aliar o tratamento com visitas ao odontologista.

Hormônios: Gengivas inchadas podem ser resultado de um crescimento na liberação de hormônios que aumentam o fluxo sanguíneo para o tecido. Eles são produzidos durante a puberdade, a menstruação, a gravidez e a menopausa. Em alguns casos os medicamentos anticoncepcionais também podem soltar esses hormônios.

Conte com a Nacional Odonto Med

Descobrir o motivo exato para o inchaço na gengiva requer uma avaliação profissional. Outros casos, como a quimioterapia e a questão hormonal, precisam de um tratamento multidisciplinar. A consulta com um profissional deve ser a providência imediata toda vez que se perceba alguma alteração ou desconforto na boca, seja nos dentes, na gengiva ou na mucosa. Entre em contato conosco e marque sua consulta.

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA

Estrutura e equipamentos modernos, seguidos por profissionais especialistas e sistema multidisciplinar, garantem o melhor atendimento e resultado aos nossos pacientes.