Nosso Blog

A relação entre problemas de saúde bucal e a diabetes

Foto: Pixabay/ Usuário: Myriams-Fotos.

Uma pessoa diagnosticada com diabetes pode desenvolver problemas na saúde bucal devido a condição, como infecções, uma cicatrização lenta e doença periodontal.

Um paciente com diabetes não produz ou não consegue empregar adequadamente a insulina, que é o hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue.

Os sintomas podem afetar principalmente a gengiva, já que com a diabetes a circulação sanguínea na área da boca acaba sendo prejudicada.

Principais problemas bucais:

Doença periodontal:

Com uma baixa resistência e um processo lento de cura, a doença pode ser mais grave em pessoas com diabetes, porém, o tratamento de doenças periodontais pode acabar melhorando o controle de açúcar no sangue.

Cicatrização lenta e infecções:

O processo de cicatrização fica mais lento, e no caso da necessidade de uma cirurgia oral, podem ser necessário  antibióticos que minimizem o risco de infecção.

Infecções fúngicas:

A diabetes mexe com o sistema imunológico e o paciente pode ficar suscetível a desenvolver infecções fúngicas.

Bons hábitos fazem a diferença

– Exercícios físicos são ótimos aliados e ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue controlados.

– Consumo bem moderado de bebida alcoólica.

–  Manter uma higiene bucal completa, já que o sangue das pessoas com diabetes apresenta uma concentração alta de glicose, o que pode facilitar o desenvolvimento de bactérias que, em conjunto com o acúmulo de restos de comida, pode favorece a proliferação de cárie.

– Não se deve fumar.

– Uma boa dieta, com bons alimentos, deve ser seguida.

Em todo caso, para manter a saúde em dia, é importante sempre visitar o médico e o dentista.

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA

Estrutura e equipamentos modernos, seguidos por profissionais especialistas e sistema multidisciplinar, garantem o melhor atendimento e resultado aos nossos pacientes.