
Foto: Pixabay/ Usuário: Myriams-Fotos.
Uma pessoa diagnosticada com diabetes pode desenvolver problemas na saúde bucal devido a condição, como infecções, uma cicatrização lenta e doença periodontal.
Um paciente com diabetes não produz ou não consegue empregar adequadamente a insulina, que é o hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue.
Os sintomas podem afetar principalmente a gengiva, já que com a diabetes a circulação sanguínea na área da boca acaba sendo prejudicada.
Principais problemas bucais:
Doença periodontal:
Com uma baixa resistência e um processo lento de cura, a doença pode ser mais grave em pessoas com diabetes, porém, o tratamento de doenças periodontais pode acabar melhorando o controle de açúcar no sangue.
Cicatrização lenta e infecções:
O processo de cicatrização fica mais lento, e no caso da necessidade de uma cirurgia oral, podem ser necessário antibióticos que minimizem o risco de infecção.
Infecções fúngicas:
A diabetes mexe com o sistema imunológico e o paciente pode ficar suscetível a desenvolver infecções fúngicas.
Bons hábitos fazem a diferença
– Exercícios físicos são ótimos aliados e ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue controlados.
– Consumo bem moderado de bebida alcoólica.
– Manter uma higiene bucal completa, já que o sangue das pessoas com diabetes apresenta uma concentração alta de glicose, o que pode facilitar o desenvolvimento de bactérias que, em conjunto com o acúmulo de restos de comida, pode favorece a proliferação de cárie.
– Não se deve fumar.
– Uma boa dieta, com bons alimentos, deve ser seguida.
Em todo caso, para manter a saúde em dia, é importante sempre visitar o médico e o dentista.