Algumas dicas para quem usa aparelho móvel de contenção

dicas aparelho contenção

Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos. Os móveis expansores, ortopédicos, extrabucais, fixos e as contenções, que são usadas depois do tratamento para manter os dentes no lugar certo.

Em algumas pessoas, usar o aparelho móvel de contenção pode trazer uma maior sensação de ‘conforto’. Isso porque esse tipo de ferramenta de correção tem a fama de ser bem mais fácil de usar do que em outros casos como o aparelho fixo, por exemplo.

Mas quando iniciado o tratamento, não existe mais motivo para relaxamento: o ideal é tomar alguns cuidados, tanto para a preservação da peça, quanto para se obter bons resultados no fim do ciclo de uso.

Então, vamos às dicas para quem usa o aparelho móvel de contenção:

Higienize o aparelho. É muito importante fazer a limpeza da contenção escovando ele com pasta de dente todos os dias, para que não venha a adquirir doenças de origem bacteriana. Para uma limpeza mais profunda, coloque o aparelho em uma solução de vinagre por cinco minutos, uma vez por semana. Compre uma caixinha própria para guardar o aparelho e limpe-a com frequência também.

Lembre-se de sempre retirar o aparelho ao comer e beber! Só é liberado tomar água com o aparelho. Ao guardar o aparelho móvel de contenção, é importante enxuga-lo também.

Jamais guarde um aparelho no solto bolso da calça! Assim você corre o risco de adquirir muitas bactérias e deformar o formato da peça, alterando todo o tratamento.

Está sentindo muito incômodo? É natural que o paciente sinta dor nos primeiros dias, mas se ela persistir por muito mais tempo ou estiver ferindo suas bochechas e gengivas, o ideal é voltar ao dentista para uma avaliação dessa situação.

Quer dentes mais bonitos? A chave para isso é ter disciplina! O uso do aparelho de contenção é decisivo para que o tratamento bucal realizado dure por bastante tempo. Por isso, o ideal é que você seja muito focado nisso e use-o pelo máximo de tempo que puder, para melhores resultados.