Nosso Blog

Alimentos que contribuem para dentes mais fortes e saudáveis

Imagem: Robert Owen-Wahl/Pixabay

Imagem: Robert Owen-Wahl/Pixabay

Para ter a saúde bucal em dia é necessário tomar alguns cuidados. Além de escovar os dentes e visitar o dentista regularmente é preciso fazer escolhas que contribuam para uma vida mais saudável.

Afinal, de que adianta querer ser saudável se nossas atitudes falam justamente o contrário?

Muito do que consumimos não faz bem para a nossa saúde bucal.

A maioria dos alimentos que contribuem para o surgimento de cáries são os que possuem açúcar e amido em excesso. Isso acontece porque essas duas substâncias fazem com que as bactérias em nossa boca produzam ácidos que podem desgastar o esmalte dos dentes e até torná-los propícios a ter cáries. Alguns exemplos são os refrigerantes, biscoitos, bolachas e sorvetes.

Aqueles alimentos que você deve optar no dia a dia são os que podem evitar o aparecimento das cáries. Vamos conhecer alguns deles?

Alimentos lácteos (leite, iogurte, queijo). São ricos em cálcio e ajudam a combater bactérias, assim como fortalecem os dentes.

Cenoura, pepino, pera e maçã. Por serem mais duros, esses alimentos auxiliam na limpeza nos dentes, removendo a placa bacteriana. Eles ainda estimulam o aumento da saliva que é ótima na proteção dos dentes, na limpeza bucal e ajuda na redução da acidez da boca.

Arroz e feijão. Você que está acostumado a comer eles no almoço, pode ficar animado. O arroz e o feijão deixam uma boa quantidade de flúor na boca, o que é ótimo para os dentes.

Peixe. Peixes ricos em vitamina D como o salmão, ajudam bastante na absorção de cálcio e fósforo que são dois minerais que auxiliam na fortificação óssea.

Agora que você conhece alguns dos alimentos que auxiliam num sorriso mais bonito, mãos à obra e bom apetite!

 

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA

Estrutura e equipamentos modernos, seguidos por profissionais especialistas e sistema multidisciplinar, garantem o melhor atendimento e resultado aos nossos pacientes.