Nosso Blog

Anatomia dos dentes: Estrutura e tipos

Os dentes são fundamentais para o processo de alimentação e mastigação, e este é apenas um dos vários motivos importantes para se manter a boca saudável e a saúde dos dentes em dia.

Conheça um pouco da anatomia dos dentes, da parte estrutural e os tipos presentes na boca.

As partes do dente

O dente é formado por três principais partes, confira cada uma:

Esmalte do dente

O esmalte é a parte externa e mais dura do dente. A camada de esmalte apresenta o tecido mais mineralizado do corpo e pode sofrer danos, como cáries, se não receber uma boa limpeza regular.

Dentina

O que é chamado de dentina é a camada que fica atrás do esmalte, dentro do esmalte. Se um dente danificado com uma cárie conseguir ultrapassar o esmalte, o dano passa a atacar a dentina.

Polpa do dente

A polpa é o interior do dente. Um tecido encontrado em todos e que abriga os vasos sanguíneos e os nervos. Um dente danificado por uma cárie que ultrapassou o esmalte e a dentina, por exemplo, é um dente sensível e que causa dor e incômodo.

Nomes e tipos de dentes

Dentes incisivos

São os dentes frontais. Normalmente são afiados e contam com quatro superiores e quatro inferiores. A principal função é cortar os alimentos.

Dentes caninos

Usados para segurar ou rasgar alguns alimentos. São os dentes mais pontudos e chamados de presas.

Dentes pré-molares

Apresentam como função moer e esmagar alimentos. Contam com superfície cortante e duas cúspides pontiagudas.

Dentes molares

Os mais utilizados na mastigação de alimentos, estão localizados no fundo da boca. Apresentam várias cúspides na superfície de mordida.

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA

Estrutura e equipamentos modernos, seguidos por profissionais especialistas e sistema multidisciplinar, garantem o melhor atendimento e resultado aos nossos pacientes.