Nosso Blog

Aparelho ortodôntico: quais os tipos mais procurados

O aparelho ortodôntico faz parte do tratamento bucal de diversas pessoas. Indo além da questão estética, eles permitem evitar problemas que poderiam ser desencadeados no futuro. Mas, quais os tipos mais procurados e que adversidades evitam?

No texto de hoje, você vai conferir a resposta para essas perguntas. Aproveite e boa leitura!

Quais os principais tipos de aparelho ortodôntico no mercado

A escolha de um aparelho ortodôntico varia de acordo com a necessidade do paciente e os exames feitos pelo próprio dentista. Afinal, o foco do aparelho é resolver problemas relacionados à mordida e arcada dentária.

Claro que hoje o fator estética também é de extrema relevância, bem como o tempo de duração do tratamento e até mesmo o nível de dor ou incômodo causado.

A lista a baixo leva em consideração todos estes fatores.

Aparelho ortodôntico invisível

O aparelho invisível vem se tornando cada vez mais popular. Seu preço é o mais elevado dentre todos os tipos disponíveis no mercado, mas a questão estética compensa o alto custo.

Aqui os alinhadores são feitos de plástico no formato exato dos dentes, tornando-os bem mais confortáveis para quem está utilizando.

Este tipo foca no alinhamento e espaçamento entre os dentes, e seus resultados são visíveis em um curto espaço de tempo. É comum que o tratamento termine em 1 ano e meio, no máximo.

Aparelho fixo estético

Esta versão de aparelho tem seus braquetes da mesma cor dos dentes, e seu material pode ser de policarbonato, porcelana ou safira. O de policarbonato perde em aparência em relação aos outros dois, mas ganha em custo, sendo mais barato.

Ele trata da maioria dos casos ortodônticos e substitui algumas cirurgias, evitando dores. A duração da utilização dependerá do tratamento, mas, em média, é de 2 anos e meio.

Aparelho fixo metálico

Este é o mais tradicional. Ele consegue fazer movimentações importantes na formação óssea da arcada dentária, por isso é indicado para casos de mordida cruzada, profunda e aberta. Também substitui cirurgias, mas é esteticamente inferior a versão de policarbonato, por exemplo.

A duração de utilização é idêntica a suas versões mais modernas, citadas anteriormente.

Como viu, essa lista contempla diferentes opções de aparelhos ortodônticos, desde os mais simples até as versões modernas e focadas na parte estética.

Quer saber mais a respeito sobre estes ou outros aparelhos? Então contate a Odonto MED hoje mesmo e veja o que podemos fazer por você!

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA

Estrutura e equipamentos modernos, seguidos por profissionais especialistas e sistema multidisciplinar, garantem o melhor atendimento e resultado aos nossos pacientes.