(81) 3412-2300
atendimento@nacionalodontomed.com.br

Nosso Blog

Câncer de boca: as principais causas e como prevenir

cancer de boca como evitar

O câncer de boca é uma doença que acomete cerca de 43.000 pessoas ao ano, entre homens e mulheres. Apesar do número gigante, esse assunto ainda é pouco debatido e, por conta disso, muitos ainda não têm conhecimento sobre suas principais causas ou sabem como prevenir o problema.

Segundo especialistas, as causas principais para um câncer bucal se instalar é o excesso da ingestão de bebidas alcoólicas e fumo. As pessoas que costumam fazer essas coisas de maneira exagerada têm muito mais chances de desenvolverem um câncer de boca.

Outros motivos que podem impulsionar o surgimento da doença são a má alimentação com pouco consumo de minerais e vitamina C, exposição ao sol desregrada e falta de higienização bucal.

Nessas condições, algumas células passam a se multiplicar muito rapidamente, dando margem ao surgimento da doença. Os primeiros sintomas são feridas ou manchas que apesar de não doerem, não apresentam cicatrização. Em estágios mais avançados do câncer, a pessoa pode ter dificuldade de mastigar, engolir e até mesmo falar, por causa das dores.

Para prevenir a doença, evite a ingestão de bebidas alcoólicas e o fumo, faça a higienização bucal diariamente após as refeições e se proteja da exposição solar. A alimentação saudável e visitas periódicas ao dentista também são ações preventivas muito importantes.