Nosso Blog

Cirurgia ortognática – O que é e quando é recomendada

Foto: Pixabay/AlarconAudiovisual.

A cirurgia ortognática é um tipo de cirurgia realiza na face que corrige problemas funcionais, estéticos ,e reposiciona ossos como o da maxila, mandíbula.

É a cirurgia capaz de resolver problemas de posicionamento dentário incorreto em pacientes que apresentam assimetria de diferentes graus na região.

Além de prejudicar a aparência, o posicionamento errado dos cornetos, maxila e mandíbula causa prejuízo em pontos vitais como a mordida, funcionamento das articulações, função respiratória e saúde dos tecidos da boca.

É um procedimento invasivo e delicado, que necessita de perícia e refinamento, além de um trabalho conjunto de mais de um profissional, mas que se bem executado pode trazer muitas melhorias e qualidade de vida para quem precisa corrigir os problemas.

Além de todo o benefício na parte funcional, os pacientes também se beneficiam pela questão estética, já que a técnica pode corrigir assimetrias faciais, deixando o rosto mais harmônico.

Como o procedimento é todo realizado no interior da boca, a cirurgia ortognática tem como uma das maiores vantagens a ausência de cicatrizes.

Quando a cirurgia ortognática é indicada:

Como a maioria dos casos estão relacionados a um problema originado nos ossos da face, a sua correção e tratamento precisa ir além do tradicional aparelho ortodôntico.

É muito indicada em casos de sorriso gengival, face longa, retrognatismo e prognatismo.

O planejamento prévio precisa ser muito cuidadoso e realizado por um bom profissional experiente, já que é uma cirurgia definitiva.

É muito comum a necessidade do uso de aparelho ortodôntico antes do procedimento, para criar espaços ou deixar os dentes na posição necessária.

A período do pós operatório da cirurgia ortognática não é dos mais fáceis e requer alguns cuidados especiais. É necessário tomar a medicação recomendada, evitar esforços, não consumir nada sólido no início, fazer fisioterapia, entre outros cuidados.

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA

Estrutura e equipamentos modernos, seguidos por profissionais especialistas e sistema multidisciplinar, garantem o melhor atendimento e resultado aos nossos pacientes.