Nosso Blog

Como aliviar dor de dente: dicas até o momento da consulta

Se você pesquisar na internet, vai encontrar várias técnicas caseiras explicando como aliviar dor de dente. Porém, quais delas funcionam de verdade? Neste post, vamos apresentar as soluções mais eficientes para quem está sofrendo com uma dor de dente, mas ainda não teve tempo de marcar consulta com um dentista.

Sendo assim, siga com a leitura e descubra como diminuir esse desconforto pelo qual ninguém deseja passar.  

Como aliviar dor de dente?

As dicas abaixo são bem simples de colocar em prática e realmente ajudam no alívio da dor de dente.

1. Faça uma compressa fria

Coloque uma bolsa de água gelada no rosto, próximo à região que está dolorida, de duas a três vezes ao dia. O frio irá reduzir o fluxo sanguíneo no local, causando uma sensação anestésica. Além disso, ele ajuda a desinchar.

2. Bocheche água com sal

Pegue um copo de água morna e misture com uma colher de chá de sal. Em seguida, bocheche algumas vezes ao dia. O sal vai eliminar os microrganismos patogênicos que estiverem na boca decorrente de alguma infecção. Já a água morna contribui para eliminar os fluídos contaminados do local.

3. Mastigue cravo-da-índia

Além de ser uma especiaria muito popular, o cravo-da-índia tem propriedades analgésicas e antissépticas. Isso porque possui uma substância chamada eugenol em sua composição.

Na hora de utilizá-lo para aliviar a dor de dente, pegue dois cravos e coloque na boca. Quando estiverem macios, é só mastigar lentamente sobre o dente dolorido.

4. Beba e bocheche chá de própolis

O própolis é um composto natural que possui várias propriedades medicinais, incluindo ação anti-inflamatória, antisséptica, analgésica e bactericida. Por conta disso, possui uma das atuações mais rápidas no alívio da dor de dente.

Para utilizá-lo, basta fazer um chá usando duas colheres de camomila e acrescentar 30 gotas de própolis. Você pode tocar a mistura algumas vezes ao dia e também usá-la para fazer bochechos após as refeições.

5. Aplique pó de alho no dente

O alho possui propriedade bactericida. Sendo assim, ele vai atuar nas bactérias que estejam causando uma possível infecção no dente e desencadeando a dor. Para aproveitar melhor seus benefícios, o ideal é usá-lo em forma de pó e misturado com um pouco de sal. Em seguida, é só aplicar diretamente sobre o dente inflamado.  

A importância de procurar um dentista

Mesmo que as soluções apresentadas ajudem a aliviar sua dor de dentre, é importante que você saiba que todas elas são recursos paliativos.

Apenas o dentista poderá fazer uma avaliação do seu caso e identificar o motivo da dor. A partir daí, realizará o tratamento correto para resolver a situação. Entretanto, sabemos que problemas dentários podem surgir a qualquer momento do dia e nem sempre será possível marcar uma consulta de emergência.

Tendo isso em mente, as dicas que passamos vão aliviar o incômodo momentaneamente, enquanto você não consegue ser atendido por um profissional.

Aproveite a oportunidade e agende agora mesmo sua consulta com um dos dentistas aqui da Nacional Odonto Med.

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA

Estrutura e equipamentos modernos, seguidos por profissionais especialistas e sistema multidisciplinar, garantem o melhor atendimento e resultado aos nossos pacientes.