Nosso Blog

Como prevenir os problemas bucais mais comuns

 

PublicDomainPictures/Pixabay

Os problemas bucais mais comuns acabam afetando muita gente devido alguns descuidos diários, e manter uma boa saúde bucal é fundamental para ter uma boa qualidade de vida.

Estabelecer visitas frequentes a um dentista e bons hábitos higiênicos pode garantir um bom resultado de prevenção das doenças.

Infelizmente, muita gente ainda acha que apenas a escovação simples uma ou duas vezes ao dia é o suficiente para manter os dentes limpos. De fato uma escovação simples apenas com um creme dental pode limpar os dentes, mas limpeza não será muito completa e muito menos será eficaz para combater alguns dos problemas mais comuns.

Confira algumas dicas para prevenir o aparecimento das doenças e problemas bucais mais recorrentes

Placa bacteriana 

A placa bacteriana é formada por uma membrana viscosa e sem cor ao redor dos dentes e também pode afetar a gengiva e língua.

O problema começa com o acúmulo de resíduos de alimentos e bactérias derivados de uma má escovação ou a falta de limpeza.

A placa é considerada a porta de entrada para outros problemas como infecções e cáries, principalmente quando não tratada.

Para evitar o aparecimento, é fundamental realizar a escovação dos dentes sempre após as refeições.

Afta

As aftas podem ser descritas como pequenas erupções que são decorrentes de um descontrole do sistema imunológico.

O aparecimento pode ser derivado de uma higienização bucal ruim, distúrbios gastrointestinais, altos níveis de estresse e ingestão de alimentos ácidos.

É possível evitar o aparecimento realizando uma boa e frequente escovação dos dentes, para não criar atrito no interior da boca, e utilizando enxaguantes.

Cárie

A cárie afeta muitas pessoas e principalmente crianças que não realizam uma boa higienização bucal.

Se não tratada ainda no início, pode prejudicar muito o dente e a saúde da boca e do corpo. Para evitar o aparecimento, é importante realizar a escovação frequente, utilizar o fio dental para retirar os resíduos e passar um enxaguante.

Lembrando que para tratar corretamente qualquer problema bucal é importante visitar sempre o dentista.

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA

Estrutura e equipamentos modernos, seguidos por profissionais especialistas e sistema multidisciplinar, garantem o melhor atendimento e resultado aos nossos pacientes.