Nosso Blog

Cuidados após uma extração dentária

Uma extração dentária pode estar relacionada a uma cárie, traumas, posicionamento incorreto dos dentes, entre outros fatores, e para tudo ocorrer bem após a extração, é importante tomar alguns cuidados.

No geral, a cirurgia de extração dentária é simples e rápida. É realizada com uma anestesia local e o paciente pode sair do consultório logo depois.

A recuperação também é rápida e não causa muitos incômodos ou dores, mas para isso, é preciso seguir algumas recomendações.

Cuidados após uma extração dentária

Ficar em repouso: 

Ficar em repouso é importante em qualquer tipo de cirurgia, para não estimular a circulação do sangue no local, não acarretar sangramentos, infecções e facilitar o processo de recuperação.

Durante o repouso, também é importante evitar sol, calor, e ficar longe de forno e fogão por alguns dias.

Fazer compressa com gelo:

Para evitar o inchaço do rosto e bochechas, é importante fazer compressas de gelo nas primeiras vinte e quatro horas após a extração do dente.

A prática também pode evitar o aparecimento de hematomas. O gelo e sua baixa temperatura auxilia na contração dos vasos sanguíneos, que ficaram dilatados após o processo inflamatório causado pela cirurgia.

Caprichar na higiene bucal: 

Manter o local e a boca inteira limpa é extremamente importante para uma boa cicatrização e recuperação.

Para não machucar, é bom utilizar uma escova de dentes com cerdas macias, pequena e com pouca pasta de dente, para não criar muita espuma.

Utilizar cotonetes molhados e enxaguante bucal sem álcool para auxiliar na remoção dos restos de alimentos e limpeza dos pontos também é importante.

Nos primeiros dias, não é recomendado bochechar com força e de forma rápida.

Horário dos remédios: 

Os horários das medicações devem ser seguidos corretamente para evitar dores e outros problemas.

Se o paciente sentir dores fortes ou febre, é importante entrar em contato com o cirurgião-dentista.

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA

Estrutura e equipamentos modernos, seguidos por profissionais especialistas e sistema multidisciplinar, garantem o melhor atendimento e resultado aos nossos pacientes.