Nosso Blog

Dente no céu da boca: Problemas e o que fazer

Foto: Pixabay/ Usuário: mlarsson62.

Uma das anomalias bucais que mais assustam as pessoas é o nascimento de dentes no céu da boca. O surgimento pode parecer estanho, mas aparece com certa regularidade nos consultórios.

Um dente fora do lugar ou no céu da boca pode causar, além de incômodo, problemas mais séries para a saúde dos dentes, da boca e fala.

Causas dos dentes no céu da boca:

O nascimento de um ou mais dentes no céu da boca não deve ser considerado normal.

Alguns fatores podem resultar na anomalia, como por exemplo, a falta de espaço na arcada dentária, um dente extranumerário ou um apinhamento dental.

Em alguns casos, alterações genéticas que costumam não ser controladas, podem resultar no nascimento de um dente no céu da boca.

Dente no céu da boca: Problemas bucais

Alguns problemas bucais que podem aparecer devido o nascimento ou presença de dentes no céu da boca:

Dificuldade na alimentação:

A mastigação, uma função básica, pode ficar comprometida com a presença de dentes extras em locais errados. Além da dificuldade, também pode causar dores e desconforto.

Problemas na fala:

Um posicionamento errado dos dentes afeta a pronúncia e a fala de uma pessoa. Quem apresenta dentes no céu da boca pode falar com dificuldade e de forma incorreta. Na maioria dos casos, a remoção já é o suficiente para o problema ser resolvido.

Mordida cruzada:

Entre as principais causas da mordida cruzada está a presença de dentes extras, o que inclui os dentes que nascem no céu da boca.

O que fazer:

Cada caso deve ser avaliado para uma melhor solução. Nem sempre um dente no céu da boca é um dente estra que deve ser removido. Em alguns casos, o dente pertence a outro lugar e não está posicionado corretamente devido uma falta de espaço.

Se fizer parte da dentição normal do paciente, o dente pode ser reposicionado.

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA

Estrutura e equipamentos modernos, seguidos por profissionais especialistas e sistema multidisciplinar, garantem o melhor atendimento e resultado aos nossos pacientes.