Os cuidados com a higiene bucal são essenciais e devem ser uma tarefa diária. Mesmos com todos os cuidados existem componentes que ao longo dos anos escurecem os dentes, deixando-os amarelados. Para este tipo de problema o clareamento dental é solução.
Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário esperar que os dentes estejam manchados ou muito escuros para optar por clareamento dental. Ele é recomendado para a maioria dos pacientes insatisfeitos com a cor de seus dentes. Vamos entender como funciona.
O princípio do clareamento é a ação de um gel (peróxido de hidrogênio ou carbamida) em diferentes concentrações, que libera oxigênio, e este altera a cor do dente. Desde que seja utilizada a técnica correta o clareamento é seguro e não afeta ou enfraquece os dentes.
O clareamento é muito mais do que um tratamento estético, sem nenhum benefício à saúde. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doença ou enfermidade”. As terapias de clareamento dental melhoram a auto-estima das pessoas, aumentam o bem estar e complementam outros procedimentos estéticos.
O que deveria ser uma alternativa para deixar o sorriso mais bonito está preocupando muitos especialistas. A popularização dos clareadores dentais e venda indiscriminada, diretamente ao consumidor, podem causar sérios danos à saúde dos pacientes. Por ser uma terapia feita com agentes químicos fortes, precisa ser realizada com muito cuidado.
A técnica correta, aliada a um produto de qualidade e a orientações de um bom profissional, garantem um sorriso bonito e saudável. Procure o seu dentista.