Dicas para um bom pós-operatório de extração dos sisos

A cirurgia de retirada dos sisos é muito desejada pelos que sofrem com dores ou mau posicionamento desses dentes. Além de causar bastante desconforto, quando nascem errado os dentes do juízo podem acarretar em problemas na mastigação e mudanças na maneira de morder, o que pode comprometer a arcada dentária.

Após a recomendação médica, essa cirurgia é realizada, mas para que o pós-operatório tenha bons resultados e garanta ainda mais sucesso, é preciso compromisso por parte do paciente e determinação. Aqui estão algumas recomendações para que sua recuperação seja ótima:

É comum que ocorram sangramentos durante algumas horas após a cirurgia. Para aliviar isso, utilize gazes e vá trocando elas com o passar do tempo e fazendo uma pressão leve para estancar o sangue. Se isso continuar acontecendo por mais de 24 horas, informe o seu dentista.

O rosto inchado é uma das principais características de quem faz essa cirurgia. Esse processo é completamente normal, se trata de uma espécie de defesa do corpo que passa a enviar para a região células anti-inflamatórias, tudo isso para deixa-la mais vascularizada. Caso queira diminuir o inchaço, que dura em média 72 horas, repouso e descanso são mais dos essenciais. Nas primeiras horas após a cirurgia, usar compressas geladas no local por alguns minutos ajuda e no outro dia fazer uso de compressas mornas a cada 20 minutos ajuda a diminuir o edema.

Evite comer alimentos muito quentes e duros após a cirurgia! Prefira ter uma dieta líquida ou pastosa com bons nutrientes, para que seu sistema imunológico não seja afetado de maneira negativa. Isso ajuda na cicatrização eficiente do ferimento.

Caso sinta muitas dores, seu dentista pode indicar alguns remédios analgésicos ou anti-inflamatórios. Para não interferir no funcionamento deles é crucial evitar bebidas alcoólicas e fumo em todo o período do tratamento.