Nosso Blog

Diferenças entre a contenção ortodôntica reta tradicional e a higiênica ondulada

Após o uso do aparelho fixo ou outro tipo de aparelho para alinhamento dos dentes, é recomendado o uso de uma contenção fixa para manter o resultado do tratamento.

O principal benefício das contenções ortodônticas fixas é manter os dentes no lugar. A indicações do uso quase sempre acontece para os dentes inferiores, mas também pode ser indicada para os dentes superiores. Em muitos casos, a indicação de uso é para a vida inteira.

Existem dois tipos de contenções fixas: A chamada contenção tradicional reta, onde um fio reto é preso atrás de cada dente, de canino a canino, e a contenção higiênica ou ondulada, onde o fio é ondulado para permitir o uso do fio dental.

Como cada caso é um caso, a indicação da melhor contenção depende da avaliação do dentista.

Contenção ortodôntica fixa reta – tradicional

Entre os principais benefícios da contenção fixa reta está o fato de ter menos fio preso nos dentes, o que causa um acumulo menor de placa.

Por ter menos fio, a contenção também pode ser mais confortável, e algumas pessoas se adaptam melhor.

Um ponto negativo do modelo reto de contenção fixa é que o uso do fio dental fica mais difícil, sendo necessário em alguns casos utilizar o passa fio.

Contenção ortodôntica fixa ondulada – higiênica

O benefício do modelo ondulado é o espaço para utilizar o fio dental com mais facilidade.

Como ponto negativo, por ter mais fio atrás dos dentes, acaba acumulando mais placa, sendo necessário que o paciente mantenha uma limpeza mais rígida.

E por apresentar mais fio, pode gerar um incômodo na língua para algumas pessoas.

Por conter partes que ficam próxima da gengiva, pessoas com a gengiva sensível podem sofrer com inflamações em casos de má higienização.

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA

Estrutura e equipamentos modernos, seguidos por profissionais especialistas e sistema multidisciplinar, garantem o melhor atendimento e resultado aos nossos pacientes.