Nosso Blog

Doenças que se manifestam e afetam a boca

Alterações em partes da boca como na língua, bochechas, gengiva e dentes podem ser um indicativo de doenças em outras partes do corpo.

É importante verificar sempre e ficar atento a qualquer alteração para, se necessário, procurar uma ajuda médica.

Confira algumas doenças que podem manifestar algum tipo de mudança na boca:

8 Doenças que se manifestam e afetam a boca

Leucemia

Câncer que tem início na medula óssea e afeta as células do sangue. Causa inchaço da gengiva e sangramentos espontâneos sem nenhuma razão aparente.

Sífilis

Como um dos primeiros sintomas está uma ferida na gengiva que demora a cicatrizar. Placas vermelhas e úlceras na região também podem aparecer.

Anemia

Causada pela ausência de glóbulos vermelhos saudáveis, a anemia causa palidez, fadiga, falta de ar, tonturas e uma língua lisa. O mais recomendável é que a língua esteja sempre com aspecto áspero e brilhante.

Câncer bucal

O HPV, vírus que é transmitido durante o sexo, está por trás da maioria dos casos de tumores de cabeça e pescoço e câncer do colo do útero.

Quando afeta a boca, ele pode formar verrugas. Aftas ou lesões que não desaparecem em duas semanas, podem ser preocupantes.

Bulimia

Transtorno de origem psiquiátrica, é marcado pela indução de vômito e abusos de laxantes. Vomitar com frequência faz com que a boca fique cheia de ácidos do estômago, o que causa machucados na mucosa e a destruição das camadas superficiais dos dentes.

Doenças Autoimunes

Doenças como o pênfigo vulgar e o lúpus eritematoso sistêmico podem causar úlceras nas mucosas da boca. Geralmente, as úlceras demoram para fechar e doem bastante.

Cirrose hepática

Vírus, abuso de álcool e excesso de gordura podem causar lesões no fígado e se não são tratadas a tempo, os problemas podem ser tornar crônicos e comprometer o estado geral de saúde.

Em pessoas com esses problemas, as partes moles da boca tendem a mudar de cor, ficando amareladas ou esverdeadas.

Diabetes

Pacientes com diabetes, causado pelo excesso de açúcar, podem ficar com gengivite e hálito ruim.

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA

Estrutura e equipamentos modernos, seguidos por profissionais especialistas e sistema multidisciplinar, garantem o melhor atendimento e resultado aos nossos pacientes.