Nosso Blog

Gestação e cuidados bucais: mitos e verdades

Imagem: PublicDomainPictures

Imagem: PublicDomainPictures

É muito importante ter o acompanhamento do dentista durante a gestação. O cuidado com a saúde bucal deve ser redobrado nessa fase da vida, para que doenças não sejam transmitidas para a criança.

Existem vários mitos envolvendo a ida ao consultório e por isso, muitas pessoas evitam fazer uma visita. Confira o que é verdade e o que é mentira sobre a saúde bucal na gravidez:

A perda de cálcio resulta em dentes fracos e cáries – Muitas pessoas acham que isso acontece porque o corpo libera o mineral para a formação óssea do bebê e por isso a grávida se torna mais propensa a doenças como cárie. Na verdade, durante a gravidez, a mulher não sofre perda de cálcio. O que pode resultar em dentes mais fracos são fatores como não fazer a escovação depois de vomitar, maior frequência no consumo de alimentos e a falta de manutenção da higiene bucal. É muito comum nessa fase da vida a mulher se preocupar com várias questões e se esquecer de escovar os dentes.

Anestesia é proibida para grávidas – Isso não é verdade! No período de gravidez o uso de anestesia não é vetado, não precisa ter medo. O que você deve fazer é informar seu dentista que está grávida, para ele usar uma anestesia especial sem substâncias vasoconstritoras (que estreitam os vasos sanguíneos).

Durante a gravidez é comum sentir um gosto metálico na boca – Realmente, muitas grávidas sentem esse sabor. Ele também está diretamente ligado às alterações hormonais e pode ser amenizado ao beber bastante líquido.

Doenças periodontais como gengivite podem provocar o nascimento de crianças prematuras – Essa informação é verdadeira e já foi confirmada em pesquisas. Acontece devido a um estímulo na produção de prostaglandina, que induz ao parto prematuro. É normal que durante o processo de gestação alguns hormônios facilitem inflamações nessa parte da boca. Para evitar esse problema, lembre-se de usar o fio dental todos os dias.

Como vimos, a falta de manutenção da saúde bucal pode prejudicar a vida da mulher e do bebê. Consulte sempre o seu dentista com visitas regulares e mantenha o acompanhamento quando seu filho nascer, isso só trará benefícios para você e sua família.

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA

Estrutura e equipamentos modernos, seguidos por profissionais especialistas e sistema multidisciplinar, garantem o melhor atendimento e resultado aos nossos pacientes.