Nosso Blog

Hábitos que podem estragar ou danificar os dentes – Parte 1

Cuidar dos dentes e da boca vai além de manter uma boa escovação diária, passar o fio dental ou utilizar enxaguantes.

Para manter a saúde bucal em dia e não causar danos aos dentes, boca e gengiva, é preciso abandonar alguns hábitos ruins, que podem até parecer simples e inofensivos, mas em alguns casos causam problemas.

5 Hábitos que podem estragar ou danificar os dentes

  • Abrir embalagens com os dentes:

A força que é utilizada no gesto pode estressar a estrutura dos dentes, causando fraturas, trincas e até perda de um pedaço do dente ou de uma obturação.

  • Morder plásticos como pontas e tampas de caneta:

É um hábito até comum de ser visto em uma sala de aula, por exemplo, onde muitas pessoas fazem em momentos de estresse, nervosismo ou ansiedade, como uma forma de aliviar a tensão. Mas a prática também pode causar rachaduras e fraturas nos dentes, além de poder machucar a gengiva, bochechas e língua.

  • Escovar os dentes de qualquer forma:

Além de não realizar uma boa e adequada higiene bucal, a escovação errada pode ajudar no acúmulo e aparecimento de placas bacterianas e cáries, além de causar problemas como a retração da gengiva ou inflamações.

  • Roer as unhas:

Pessoas tensas ou estressadas podem ter o hábito de roer as unhas como forma de alívio.

A prática que gera um atrito repetitivo acaba levando ao estresse de algumas estruturas dos dentes, podendo causar fraturas e lascas.

Roer as unhas também pode causar a reabsorção radicular do dente, que é o “encurtamento” da raiz do dente, retração da gengiva e dores musculares entre as têmporas e mandíbulas, devido a força e tensão exercida.

  • Excesso de vinho e café:

O problema do consumo excessivo está na quantidade de corantes escuros encontrados nas bebidas.

Com o tempo, pode deixar os dentes amarelados ou com aparência de envelhecidos.

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA

Estrutura e equipamentos modernos, seguidos por profissionais especialistas e sistema multidisciplinar, garantem o melhor atendimento e resultado aos nossos pacientes.