Nosso Blog

Hábitos que podem estragar ou danificar os dentes – Parte 2

Confira mais alguns hábitos que podem prejudicar a aparência e a saúde dos dentes.

5 Hábitos que podem estragar ou danificar os dentes

  • Muito açúcar e refrigerante:

Qualquer excesso faz mal, e abusar de bebidas como refrigerantes, bebidas ácidas e comidas com muito açúcar prejudica muito os dentes.

No caso, comidas e bebidas com muito açúcar podem acabar com tecidos importantes para a proteção dos dentes, como o esmalte e a dentina, deixando-os expostos e mais sensíveis.

Realizar uma escovação incorreta depois de ingerir os alimentos e bebidas também pode contribuir para o aparecimento de cáries e placas.

  • Usar palitos de dentes:

Muita gente utiliza os palitos para retirar excessos de comidas que ficam entre os dentes.

Abusar dos palitos pode gerar perdas substanciais de estrutura dental, desgastando o esmalte. Manusear de forma grosseira ou errada também pode machucar a gengiva, causando a sua retração e expondo a raiz dos dentes.

  • Morder comidas muito duras:

Morder algo muito duro, como um doce industrializado, torresmo ou caramelo pode quebrar os dentes ou gerar uma fratura.

O hábito também promove um grande desgaste dos tecidos que fazem a proteção dos dentes, como o esmalte e a dentina.

  • Sucos ácidos:

Ingerir sucos de limão e laranja, por exemplo, ajudam a fortalecer as defesas naturais do organismo, mas também podem causar danos aos dentes.

Em excesso, sucos cítricos e bebidas ácidas contribuem para a desmineralização do esmalte dos dentes, graças à acidez natural das frutas cítricas.

  • Cigarros:

De maneira geral, fumar não faz bem à saúde.

Quem fuma faz com que os dentes fiquem em contato direto com as substâncias tóxicas expelidas pela fumaça do cigarro.

As substâncias presentes no cigarro diminuem a vascularização dos tecidos moles que envolvem os dentes, diminuindo sua capacidade de nutrição e proteção. Os dentes ficam fracos, escurecidos e com mais chances de apresentar doenças periodontais, como a periodontite avançada.

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA

Estrutura e equipamentos modernos, seguidos por profissionais especialistas e sistema multidisciplinar, garantem o melhor atendimento e resultado aos nossos pacientes.