Quando o assunto é clareamento dental existem várias dúvidas relacionadas aos resultados, vantagens, riscos e indicações.
No meio de tantas dúvidas e questionamentos, existem vários mitos e verdades sobre o clareamento dos dentes. Confira alguns dos principais:
Alguns mitos e verdades sobre clareamento dental
– Os dentes ficam totalmente brancos após o clareamento.
MITO. O clareamento dental não deixa os dentes brancos, ele deixa os dentes mais claros. Recupera um pouco da cor original.
– O clareamento dentário caseiro é a técnica mais eficiente.
VERDADE. É a técnica mais eficiente para clarear dentes com coloração amarelada ou manchados. Também proporciona o clareamento das superfícies dentárias que ficam juntas da gengivas. Técnicas clareadoras realizadas em consultório nem sempre clareiam bem essa parte.
– O clareamento dental proporciona riscos aos dentes.
VERDADE. Dentes e gengivas podem sofrer com a técnica causando, por exemplo, uma irritação pulpar inflamatória da polpa dentária, em dentes com canais ainda não tratados. A maioria dos problemas ocorre devido as complicações derivadas das aplicação incorretas das diversas técnicas clareadoras.
– Clareamento a laser é a técnica mais eficiente.
MITO. O clareamento dental a laser não apresenta resultados tão superiores se comparados com outras técnicas alternativas para clarear dentes amarelados e manchados. Na técnica, o laser é usado para acelerar a velocidade de ação do agente clareador, diminuindo o tempo da consulta.
– Restaurações em resina também ficam mais claras.
MITO. Restaurações não sofrem a ação do gel do clareamento dental. O resultado final do tratamento pode incluir uma diferença contrastante entre dentes clareados e pontos de restaurações. Após o clareamento, é importante realizar o procedimento de troca desses dispositivos em resina para evitar o contrate de cor no sorriso.
– Café e chás são proibidos durante o tratamento e depois.
MITO. As bebidas não são proibidas, mas o consumo pode fazer com que o resultado desejado do clareamento demore mais para aparecer.