(81) 3412-2300
atendimento@nacionalodontomed.com.br

Nosso Blog

O que é mordida cruzada?

mordida-cruzada-como-tratar

A mordida cruzada é um problema bucal que pode ser agravado desde a infância devido a hábitos como usar muito a mamadeira, chupar dedo ou chupeta, e até mesmo por influência genética. Seja qual for o motivador, é importante tratar essa condição o quanto antes para que não surjam problemas maiores como perda dos dentes, retração da gengiva e comprometimento das articulações nessa área!

Primeiro é preciso entender o que é uma mordida cruzada. Ela surge quando os nossos dentes da arcada superior ficam posicionados por dentro da arcada inferior, disposição contrária à que se deve ter para uma boa saúde. Isso pode acontecer por problemas nos dentes ou até no osso do maxilar.

Os tratamentos para a mordida cruzada vão depender de caso a caso. No entanto, o que geralmente acontece é a utilização dos aparelhos ortodônticos para essa correção, especialmente quando as pessoas a serem tratadas são mais jovens. Isso se deve a maior cooperação no tratamento, já que os ossos do maxilar de pacientes novos não está totalmente desenvolvido. Mas isso depende muito da diferença entre as arcadas, caso seja grande demais, o ideal é a resolução com cirurgia.

Daí a importância de tratar cedo, para que não seja necessário chegar a tal ponto. Se não forem buscadas alternativas de solução, a mordida cruzada pode causar também o bruxismo, que é o ranger dos dentes. Os resultados são fortes dores na cabeça e mandíbula, assim como o provável amolecimento dos dentes.

Consulte o dentista regularmente para avaliações periódicas e buscar soluções para problemas como a mordida cruzada.