Nosso Blog

O que é periodontia e quando buscar um especialista na área?

Quando pensamos em saúde bucal, temos tendência a dar ênfase apenas ao cuidado com os dentes. Porém, a nossa boca é muito mais complexa, sendo composta por vários tecidos, e a gengiva é o mais evidente deles. A periodontia surge exatamente para cuidar desses tecidos, sendo uma área muito importante dentro da Odontologia.

O que é periodontia?

Este ramo odontológico tem como objetivo tratar e prevenir todas as doenças que atingem a gengiva, os ligamentos periodontais e também o osso alveolar (camada que circunda a raiz dos dentes).

A função do periodontista é realizar diagnósticos, prescrever tratamentos, instalar implantes, realizar procedimentos cirúrgicos, entre outras ações voltadas para a regeneração ou manutenção da saúde dos tecidos.

Principais doenças tratadas pela periodontia

Os problema periodontais mais comuns são a gengivite e a periodontite. Todavia, o dentista especialista nessa área também trata de casos de abcessos, que é um tipo de inflamação na boca formado por um nódulo com pus e que causa bastante dor.

Gengivite

A gengivite aparece com frequência na população, e é uma doença que causa inflamação na gengiva. Ela tende a começar discretamente e evolui para sangramento gengival, mau hálito, inchaço do tecido e mudança na tonalidade da gengiva.

A principal causa desse problema é o acúmulo de placa bacteriana, decorrente da má higienização.

Periodontite

A periodontite, por sua vez, é considerada uma gengivite em estágio avançado, que alcança estruturas mais profundas da boca. Neste caso, o problema atinge os ligamentos periodontais e o osso alveolar.

Os sintomas da periodontite incluem retração do tecido ao redor dos dentes, deslocamento da gengiva e até perda dentária, por conta do enfraquecimento da ligação entre os tecidos e o dente.

A importância de buscar um especialista na área

Caso você apresente algum sintoma de gengivite ou periodontite, procure um dentista com especialidade em periodontia para cuidar do problema.

Em geral, o profissional realizará uma raspagem periodontal para remover qualquer indício de placa ou tártaro acumulado. Porém, dependendo da gravidade da situação, podem ser necessário fazer outros tipos de procedimentos.

Sendo assim, sempre cuide da sua saúde bucal para evitar problemas maiores e conte a ajuda da equipe aqui da Odonto Med para isso. Marque uma consulta agora mesmo.

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA

Estrutura e equipamentos modernos, seguidos por profissionais especialistas e sistema multidisciplinar, garantem o melhor atendimento e resultado aos nossos pacientes.