Nosso Blog

O que não comer quando se coloca o aparelho ortodôntico

Mudar pequenos hábitos de alimentação e evitar o consumo de algumas coisas é importante para quem usa aparelho ortodôntico fixo e não quer danificar as peças.

Descolar uma parte, soltar ou entortar o fio do aparelho, além de atrasar o tratamento, pode gerar mais gasto de tempo do paciente para resolver as coisas e gasto de dinheiro, pois em alguns casos, algumas peças precisam ser pagas quando são quebradas ou perdidas.

Simples mudanças alimentares e passar a evitar alguns tipos de alimentos são necessários para evitar esse tipo de situação.

O que evitar comer quando se usa aparelho ortodôntico fixo

Confira algumas dicas e alguns alimentos que devem ser evitados por quem não quer correr o risco de ter alguma parte do aparelho danificada:

ALIMENTO DUROS

Muitas pessoas adoram comer uma comida crocante, porém quem usa aparelho deve evitar o consumo ou ter muito cuidado ao ingerir esses tipos de alimentos.

Comidas crocantes podem ser inimigas dos aparelhos dentários, pois podem causar o descolamento do braquete, quebrar alguma parte do aparelho ou danificar.

Comidas como torresmos, pipoca, milho, pé de moleque, confeitos, pirulitos, balas pequenas, castanhas e nozes devem ser evitadas.

ALIMENTOS PEGAJOSOS

Alimentos que grudam, que sujam todo o aparelho e dificultam sua higienização também devem ser evitados.

Podem danificar parte das peças e se não for devidamente eliminado durante a escovação, podem ficar alojados nos dentes, produzindo o acúmulo de placa bacteriana.

Alguns exemplos são os caramelos, alguns tipos de balas, chicletes, jujubas, gelatinas, bombons macios, entre outros.

ALIMENTOS GRANDES

Quem usa aparelho deve evitar morder uma comida com os dentes da frente, como uma maça, por exemplo.

Alimentos grandes, principalmente os mais duros, podem gerar muita pressão nas peças do aparelho durante a mordida, o que pode gerar uma peça descolada, torta ou quebrada.

O ideal é sempre utilizar uma faca para partir os alimentos. Além de proteger o aparelho, facilita a mastigação.

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA

Estrutura e equipamentos modernos, seguidos por profissionais especialistas e sistema multidisciplinar, garantem o melhor atendimento e resultado aos nossos pacientes.