(81) 3412-2300
atendimento@nacionalodontomed.com.br

Nosso Blog

Odontofobia: como lidar com o medo de ir ao dentista

O medo de ir ao dentista é algo que pode assombrar muitas pessoas, principalmente na fase inicial da vida. Poucos percebem, mas pequenas atitudes vistas muitas vezes como inofensivas podem alimentar o nascimento desse medo.

Dentre elas, ameaças como: ‘Se você não escovar os dentes antes de dormir o dentista vai ter que arrancar seus dentes’, entre outras, acabam fazendo com que a imagem desse profissional seja associada a coisas ruins como punição e dor. Cabe aos responsáveis não fazer esse medo crescer nos pequeninos, para que essa relação com o profissional aconteça de maneira mais natural e suas visitas não sejam consideradas um castigo. São pequenas vivências como essas que fazem com que ao crescer, a criança passe a ser um adulto com traumas.

A Odontofobia é um transtorno psicológico muito sério e extremamente angustiante para quem tem de lidar com ele.

O que fazer?

Escolha um dentista de confiança e converse com ele. Você pode pedir indicações de seus amigos ou familiares. Hoje em dia os profissionais estão mais preparados para auxiliar na amenização de problemas como esse. Converse com ele e tire suas dúvidas procurando identificar o que lhe causa mais desconforto na consulta. Se possível combine com ele de fazer algum sinal quando não se sentir pronto para continuar.

Com relação a dor, as medidas de anestesia estão muito mais avançadas nos dias atuais, com mais qualidade para que os pacientes não sintam dor ou desconforto durante qualquer um dos procedimentos. Se mesmo assim, o barulho dos equipamentos durante a consulta lhe causar mal-estar, pergunte se o profissional pode colocar música ambiente para tirar a tensão.