Nosso Blog

Cuidados diários para manter um sorriso saudável

Com a imensa variedade de produtos que o mercado oferece fica cada vez mais difícil escolher qual o formato adequado de escova ou o creme dental mais eficaz para nossas necessidades.   De acordo com a grande maioria dos dentistas muitas pessoas não têm o hábito de seguir suas orientações da mesma forma que fazem com o cardiologista, por exemplo.

Segundo os especialistas a escova ideal é aquela que tem cerdas macias, paralelas e de tamanhos uniformes, para limpar sem agredir. É imprescindível que ela tenha a cabeça pequena, para alcançar os dentes posteriores. Para o cirurgião dentista Rodrigo Bueno de Moraes, da Associação Brasileira de Odontologia, “a gengiva não precisa de massagem. Escovas que possuem cerdas mais duras nas laterais com essa finalidade podem provocar retrações gengivais, deixando a raiz do dente desprotegida”, afirma.

O fio dental é primordial para que a higiene bucal seja feita eficiente. Mas não basta simplesmente passar o fio de qualquer maneira. Para remover os resíduos e a placa bacteriana é preciso esfregar o fio em toda extensão das laterais de cada dente. Para as pessoas que tem um espaço maior entre os dentes, use aparelho ortodôntico ou implante, deve substituir o fio dental pela escova interdental.

Os limpadores de língua também são importantes aliados no combate ao mau hálito. Eles removem as bactérias e resíduos de alimentos depositados na superfície rugosa da língua responsável pelo mau hálito. Com a ajuda das cerdas da escova ou com limpadores de plástico próprios para a limpeza da língua os resíduos podem ser facilmente removidos.

Mesmo com todos esses cuidados a limpeza regular dos dentes por um profissional é necessária. Pois, é só através dela que será possível remover as placas que podem se desenvolver nas áreas que são de difícil alcance. Os dentistas recomendam a realização de uma limpeza profissional dos dentes a cada seis meses.

E não esqueça: prevenir é sempre o melhor remédio. Cuide bem da sua boca para não ter problemas mais sérios no futuro. Assim, você mantém a sua boca sempre saudável evitando gastos com tratamentos futuros. Procure seu dentista!

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA

Estrutura e equipamentos modernos, seguidos por profissionais especialistas e sistema multidisciplinar, garantem o melhor atendimento e resultado aos nossos pacientes.