Nosso Blog

Problemas bucais e respiratórios que podem prejudicar o sono

Os problemas bucais causam incomodo e dor em qualquer momento do dia, mas alguns podem ser piores no período noturno, prejudicando o sono.

Conheça alguns dos problemas respiratórios e bucais que podem diminuir a qualidade do sono:

Apneia obstrutiva do sono

O distúrbio chamado de apneia do sono leva a obstruções repetitivas da garganta, podendo acontecer várias vezes durante o período do sono e causar paradas respiratórias.

Os músculos da garganta relaxam fazendo com que língua e mandíbula se desloquem, o que prejudica a passagem de ar. Alguns sinais são os roncos altos, boca seca, falta de ar e cefaleia matinal.

Como o estado de sono profundo é interrompido, o descanso reparador do organismo é afetado e pode desencadear problemas mais sérios, como doenças cardiovasculares e aumento da pressão arterial.

Bruxismo

O bruxismo é caracterizado pelo ranger ou apertar forte de dentes em alguns momentos do dia, ocorrendo principalmente no período da noite, durante o sono.

O bruxismo pode causar várias dores nos dentes e músculos da região, desgaste e amolecimento dos dentes, danos no tecido gengival e danos no osso circunvizinho.

Ronco

O ronco aparece quando o fluxo de ar que entra causa uma vibração nos tecidos que compõem a garganta, gerando o barulho. No ronco, a respiração nem sempre é interrompida, como acontece com a apneia.

Mesmo não sendo muito grave, o ronco pode causar incômodos sonoros, boca seca ao acordar e até mesmo irritações e dores na garganta. Para evitar algumas dicas são não ingerir álcool, não dormir de barriga para cima, dormir de lado com um travesseiro adequado para a cabeça ficar reta, e manter o peso sob controle.

Sensibilidade dentária

A sensibilidade dentária é causada pela exposição da dentina devido a diminuição do esmalte do dente ou mesmo pela retração da gengiva. A dor e incomodo pode aparecer após a ingestão de doces, alimentos e bebidas quentes ou frios, comidas ácidos ou ao respirar o ar.

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA

Estrutura e equipamentos modernos, seguidos por profissionais especialistas e sistema multidisciplinar, garantem o melhor atendimento e resultado aos nossos pacientes.