(81) 3412-2300
atendimento@nacionalodontomed.com.br

Nosso Blog

Prótese dentária: fixa ou removível?

Seja por causa de um acidente, maus cuidados com a saúde bucal, ou mesmo por conta da idade, ao acontecer a perda de um ou mais dentes, algumas áreas da vida são seriamente afetadas. A mastigação passa a ficar problemática, assim como a mordida e a digestão, isso sem contar os fatores estéticos que prejudicam a autoestima do paciente.

As próteses dentárias são escolhidas como uma das grandes pedidas para solucionar casos como esse. No entanto, com duas opções disponíveis, muitos têm dúvidas sobre o melhor modelo a se escolher: fixo ou removível?

Removível – Esse tipo de prótese é chamada popularmente de dentadura e é mais utilizada em casos de perda total dos dentes. Se você preferir esse modelo, é vital ter bastante cuidado com sua higienização e procurar por um bom profissional. Outros cuidados têm relação com ela não se perder ou cair.

Fixa – A prótese fixa pode ter variados tamanhos e englobar apenas um dente ou todos. Ao contrário da removível, não terá problema em cair ou se perder. Também tem como benefício a preservação da estrutura dos dentes.

De um modo geral, a prótese removível é mais indicada para quem procura resolver esse problema reduzindo os custos, enquanto a fixa é ideal para os que querem mais conforto e preservar a estrutura dentária através da estética.

Ainda tem dúvidas? O melhor a fazer é avaliar os prós e contras de cada modelo com o auxílio de um profissional, para assim, saber a que melhor se adequa a sua necessidade.