Nosso Blog

Qual a diferença entre restauração e obturação?

Você teve um problema no dente: cárie ou alguma outra fratura, e vai ter que resolver com o dentista. Chega no consultório e o profissional diz que vai precisar realizar uma restauração, já vem a sua mente o temido tratamento de canal.

Entretanto, saiba que o tratamento de canal não é uma restauração, e sim uma obturação. É muito frequente os pacientes confundirem restauração com obturação, por isso, vamos detalhar bem a diferença entre esses dois tipos diferentes de tratamento a seguir. Continue sua leitura e confira!

O que é a restauração dental?

A restauração é um reparo realizado na coroa do dente, que é a parte exposta da cavidade oral, que fica acima do nível da gengiva. A necessidade de restauração de um dente pode ser ocasionada por:

– fratura;

– lesão de cárie;

– falha de alguma restauração pré-existente.

Geralmente, para restaurações definitivas, são utilizados dois principais tipos de materiais: amálgama e resina composta.

A restauração de amálgama já caiu em desuso. A resina composta, por sua vez, é um material que tem recebido constante aprimoramento, graças à evolução das pesquisas científicas. Ela tem a vantagem de ser da cor do dente, altamente estética e com boa resistência às forças que os dentes exercem.

E quanto a obturação de dente, o que é?

A obturação consiste no selamento do canal radicular, a raiz do dente, situada dentro do osso, diferentemente da restauração, que trata o problema externamente.

O famoso tratamento de canal remove a parte interna do dente, a polpa, prepara os condutos que suportarão essa polpa em sua posição e, por fim, sela esses canais com materiais obturadores específicos. Dessa maneira, a obturação nada mais é do que a vedação dos canais radiculares com determinado material.

Entendeu a diferença?

Tanto a restauração quanto a obturação são procedimentos utilizados para recuperar dentes que sofreram danos. Quando estamos nos referindo a recomposição de faces comprometidas de um elemento dental, utilizamos a expressão restauração. Já a obturação, por sua vez, está de fato apenas fechando hermeticamente aquele espaço do interior do elemento dental.

Entretanto, nada impede que em um caso de restauração em que o tratamento de canal é necessário, as duas técnicas sejam usadas em combinação.

Conte com profissionais experientes da Nacional

Garantir profissionais experientes e qualificados para cuidar da sua saúde bucal é essencial! Para isso, conte com a Nacional, agende uma avaliação e comece seu tratamento conosco!

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA

Estrutura e equipamentos modernos, seguidos por profissionais especialistas e sistema multidisciplinar, garantem o melhor atendimento e resultado aos nossos pacientes.