Nosso Blog

Sensibilidade nos dentes

PublicDomainPictures/Pixabay

PublicDomainPictures/Pixabay

Ela é reconhecida como um desconforto que muitos sentem quando ingerem um alimento frio, quente, doce ou ácido. A sensibilidade nos dentes faz parte do nosso dia a dia e está cada vez mais comum, mas você já parou para pensar no porquê disso acontecer com tantas pessoas?

A hipersensibilidade dentinária acontece, na maioria dos casos, quando o esmalte dos dentes se desgasta e expõe a dentina, causando a sensação de dor. Não entendeu bem? Calma, vamos explicar.

Nossos dentes são formados por, grosso modo, três camadas: o esmalte, a dentina e a polpa.

O esmalte faz parte da camada externa dos dentes e tem a função de protegê-los contra substâncias e ações corrosivas. Ele também está ali para proteger a dentina, que é a camada que envolve os nossos nervos. Quando o esmalte é desgastado, essas substâncias que ingerimos (quentes, frias, ácidas ou doces) estimulam as camadas internas dos dentes, ou seja: causam muita dor!

Se você sofre com a sensibilidade nos dentes, pode aliviar o problema usando cremes dentais menos abrasivos. Passe a escovar os dentes com menos força e dê uma pausa nos produtos clareadores, pois eles desgastam o esmalte com mais facilidade.

Também é bastante importante visitar o dentista, que cuidará da sua saúde bucal passando flúor, um fortalecedor vital na manutenção do esmalte.

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA

Estrutura e equipamentos modernos, seguidos por profissionais especialistas e sistema multidisciplinar, garantem o melhor atendimento e resultado aos nossos pacientes.