(81) 3412-2300
atendimento@nacionalodontomed.com.br

Nosso Blog

Sinais da xerostomia (boca seca)

Você já sentiu a sensação de que está com pouca saliva na boca? Isso pode acontecer às vezes, em casos em que passamos por situações de estresse. No entanto, se você sente esse incômodo com muita frequência, pode ser um indicador de xerostomia.

A xerostomia acontece quando o corpo não produz quantidades suficientes de saliva para a boca. Pode parecer algo simples, mas na verdade, ela acarreta uma série de problemas mais sérios. Isso acontece porque a saliva é uma substância muito importante para nossa saúde. Através dela podemos mastigar, os alimentos são digeridos mais facilmente, a boca pode controlar melhor o surgimento de bactérias e infecções graves, entre muitos outros.

Os sinais que podem demonstrar que o problema está presente são: mau hálito, lábios rachados, feridas na boca, sensação de garganta e língua secas, além do gosto metálico na boca.

Já as causas são variadas podendo surgir desde doenças, consumo de tabaco e efeitos colaterais de medicações diversas até os efeitos da menopausa.

Para tratar o problema, descubra sua causa inicial. Caso a pouca produção de saliva seja natural, busque por ajuda médica. Se o problema veio através de uma medicação, diminuir a dosagem pode resolver. No mais, se manter hidratado e beber bastante água, diminuindo a ingestão de álcool, tabaco e bebidas com cafeína podem aliviar. Procure sempre por um profissional para um diagnóstico certeiro.