Um tratamento de canal e uma obturação têm objetivos similares, porém possuem uma diferença gritante em termos de procedimento. Porém, qual a diferença entre eles e quando são indicados? Neste artigo, vamos responder estas questões. Aproveite e boa leitura!
Quando é preciso fazer um tratamento canal ou obturação?
Os tratamentos de canal e obturação têm como objetivo tratar problemas bucais relacionados ao dente em si. Entretanto, a forma como cada tratamento ocorre é muito diferente. Além disso, cada um funciona melhor para determinada situação, a depender da gravidade do problema.
O tratamento de canal
O tratamento de canal funciona para tratar enfermidades mais complexas, tais como:
- cárie profunda;
- fratura no dente.
Além disso, ele também é feito quando o dentista identifica a necessidade de indicar uma prótese, já que o devido dente está em um estado no qual não há mais a possibilidade de conserto.
Assim, será feita a abertura no espaço interno da dentição para que a boca receba o pino metálico, e, posteriormente, a prótese dentária.
O canal tende a ser algo demorado. Isto significa que ele não finaliza no mesmo dia. Em geral, o paciente volta ao dentista várias vezes para concluir o procedimento. Afinal, ele envolve a retirada da polpa do dente, que fica na parte interna da raiz.
A obturação
A obturação é um procedimento comumente utilizado no tratamento de cáries, com o objetivo de tapar perfurações formadas nos dentes devido ao excesso de microrganismos.
Em geral, o procedimento é rápido e simples. Ou seja, o dentista aplica anestesia local (em alguns casos, ela nem é necessária), remove os resíduos prejudiciais da região e fecha o espaço com uma massa específica.
A obturação também pode ser feita no caso de dentes partidos, rachados ou quando o paciente sofre de bruxismo.
Agora você já sabe quando é feito um canal ou obturação. Então, sempre que precisar cuidar da saúde da sua boca, entre em contato com a Odonto Med, marque uma consulta e veja como podemos resolver o seu problema!