Nosso Blog

Você tem gengivite? Descubra o que fazer

Está com gengivite e não tem ideia do que fazer para conseguir amenizar os sintomas ou até mesmo curá-la? Não se preocupe, pois ensinaremos maneiras simples de como diminuir o problema e até mesmo se livrar dele de uma vez por todas!

Ficou curioso a respeito? Então, continue acompanhando o artigo até o final.

O que devo fazer para amenizar/curar a gengivite?

A gengivite nada mais é do que uma inflamação na gengiva causada por bactérias e desencadeada por conta de uma má higiene bucal.

Muita gente acredita que apenas a escovação básica, feita três vezes ao dia, é mais do que o suficiente para manter uma boca saudável. Porém, isso nem sempre é verdade. Afinal, o cuidado com as gengivas envolve que você esteja atento a outras questões.  

Trocar as escovas a cada 3 meses

Quando você troca as escova de dente evita que uma quantidade gigantesca de bactérias volte para a sua boca. Isso porque, com o passar do tempo, muitas bactérias acumulam-se na sua escova, e isso é pode contribuir para o desenvolvimento da gengivite ou piorar o problema.

Fio dental

Nem todo mundo se lembra de utilizar o fio dental, mas ele é indispensável para o processo de higiene bucal. Ainda mais de você sofre com gengivite.

Na verdade, muitos dentistas consideram o fio dental mais importante do que a própria escovação. O motivo é que apenas ele consegue remover toda a sujeira acumulada entre os dentes e a gengiva.

Lavar a boca após a refeição

Para os dentistas, o correto seria escovar os dentes e usar fio dental após todas as refeições. Contudo, na correria diária, isso não funciona. Inclusive, é bem possível que você não realize nem as três escovações básicas.

Desse modo, o simples ato de lavar a boca com água após comer já vai ajudá-lo a manter uma higiene melhor. Apesar de não ser tão eficaz quanto escovar ou passar fio dental, a água irá remover a parte “grossa” dos restos alimentares, evitando a gengivite.

Como vimos neste artigo, existem soluções bem simples que vão ajudá-lo a lidar melhor com a gengivite. Nenhuma delas, entretanto, oferece resultados miraculosos, em especial se o problema já estiver avançado. Neste caso, procurar um dentista é a melhor opção, pois ele fará o tratamento adequado.

Gostou dos artigos? Então, compartilhe-o nas redes sociais!

CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA

Estrutura e equipamentos modernos, seguidos por profissionais especialistas e sistema multidisciplinar, garantem o melhor atendimento e resultado aos nossos pacientes.